quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sessão debate impacto da Aids em Salvador

A Câmara Municipal de Salvador celebrou, na manhã desta quinta-feira (12), o Dia Mundial de Combate a Aids, comemorado no último dia 1º de dezembro. “A evolução e o impacto da Aids na última década em Salvador” foi o tema da sessão especial requerida pelos vereadores Fabíola Mansur (PSB), Luiz Carlos Suica (PT), Aladilce Souza (PCdoB) e J. Carlos Filho (PT), membros da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência Social da Casa.


Na sessão, Fabíola fez alguns encaminhamentos. Um deles é uma reunião para tratar do assunto com os secretários de saúde do Estado e de Salvador, Jorge Solla e José Antônio Rodrigues, respectivamente, e os vereadores. A socialista ainda sugeriu que o Orçamento 2014 tenha recursos para lidar com a epidemia de Aids.


De acordo com a médica infectologista e diretora do ambulatório de Aids do Hospital Couto Maia, em Salvador, Ceuci Nunes, até o último dia 9 de dezembro, foram registrados 1.465 casos de Aids na Bahia, sendo o segundo maior tipo de atendimento na unidade, atrás apenas da meningite.

“Nos registros, houve 465 situações de internamento na unidade de tratamento. Destes, 80,15% são de pacientes da capital, 3,7% de domiciliados na Região Metropolitana de Salvador e 11,2% de outros municípios da Bahia”, detalhou.

Ainda segundo a infectologista, é necessário melhorar o cuidado com o paciente portador da Aids em Salvador. “Diagnóstico e tratamento precoce, além dos consultórios de rua, são essenciais para auxiliar a população”, ressaltou Ceuci Nunes, afirmando que “em Salvador existem apenas dois serviços públicos especializados situados nos bairros da Liberdade e Dendezeiros. Em São Paulo, são mais de 25 pontos destes mesmos serviços na atenção do HIV/DST”. 

A professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), Inês Dourado, apresentou um breve estudo sobre as populações em contextos de vulnerabilidade para DST em Salvador. “A pesquisa, que está em análise, teve como cenário a prevalência da infecção pelo vírus HIV e pela Sífilis na população declarada gay e entre homens que fazem sexo com homens, mulheres trabalhadoras sexuais, usuário de drogas, travestis e transexuais”, pontuou.

Homenagem

A sessão especial foi permeada por apresentações artísticas, como a performance da transformista baiana Danusa D‘Salles, e o coral das crianças do Instituto Beneficente Conceição Macedo (IBCM), em Pernambués, que entoaram canções de Natal. A presidente do instituto, Conceição Macedo, recebeu um troféu em homenagem pelo serviço social prestado no bairro às pessoas portadoras do vírus da Aids. 


Participaram também da sessão a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Alcina Andrade; o diretor do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), Adriano Oliveira, e o presidente do Grupo Gay da Bahia, o antropólogo Luis Mott.

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp ..... +2347081986098

    ResponderExcluir